

Discover more from News do Amure Pinho
Não tem investimento pra todo mundo, ponto. 🤯
Menos de 5% das startups que eu analiso consegue investimento. Meu sarrafo é alto, mas não sou o mais difícil. Devo estar dentro ou próximo da mesma média do mercado. Ou seja, é pra poucas startups.
Você precisa ser melhor que a maioria, precisa ser os 5%. Igual vestibular, quem errar menos besteira tem maior chance de se dar bem nas matérias que é mais forte.
Então eu decidi fazer um compilado do que eu tenho percebido nos últimos meses dos meus primeiros encontros com empreendedores. Alguns voaram e deram show e conseguiram investimento, mas muitos capotaram logo de cara.
Diferente do que eu publiquei no Instagram, esse artigo será constantemente atualizado no meu blog e por isso ele não tem um número definido de dicas, sempre que eu tiver algo novo e importante pra matar essa missão eu colocarei aqui.
Espero que ajude na jornada.
Transparência
Essa é a primeira de várias reuniões. Você precisa construir confiança e acredite, tudo aparece no final. Não invente. Valorize o que fez, sem mentira, seja assertivo. Tire os esqueletos do armário e não esconda nada que precisa ser dito.
Eu estava analisando uma startup e já estávamos na fase de due dilligence (quando analisamos contábilmente e juridicamente a empresa, para garantir que toda a informação sobre o negócio seja confirmada e real) e descobrimos que a empresa tinha mais de R$150.000,00 reais em impostos fiscais não pagos. O fundador sabia disso, foi negligente e quando confrontado disse que tinha esquecido desse detalhe no dia a dia do negócio. Não fizemos o investimento.
Métricas na ponta da língua
Você só consegue melhorar o que você mede. Todo investidor gosta de empreendedor orientado a dados.Sem dados você é só mais uma pessoa com opinião e otimismo. Mostre que você leva métricas e resultados à sério.
Tive a oportunidade de participar do round da DocSales e não consegui entrar, estava focado em outras rodadas, sem tempo pra analisar. Quando fui apresentado ao negócio fiquei impressionado como ele tinha as métricas desde o dia 1 do negócio, organizadas em um dashboard do excel, muito bem feito e com todas as fontes. O dashboard tinha as métricas que mais importavam como CAC, LTV, Cohort Retention, MRR, Runway… Até hoje me arrependo de não estar ao lado desse negócio. Ele me ganhou nas métricas, só não entrei por Timing.
Humildade pra ser questionado
Convencer o mundo que a sua startup é boa é um saco. Mas você não pode ser uma bomba relógio prestes a explodir. O empreendedor que não controla o emocional quando questionado não vai controlar uma startup em tempos difíceis.
Não precisa ir longe nessa. Questione o empreendedor de forma inteligente por 5 minutos e você vai descobrir o que ele ainda não sabe, faz parte. Explore essas incertezas e ele vai se revelar: Ou ele explode ou ele mostra que é o cara certo. Tive essa percepção quando conversei com as fundadoras da Rent Style, que tem uma proposta ousada e disruptiva no mercado da moda. Muitas incertezas em um mercado historicamente fechado, mas a forma como elas pretendiam validar elas era madura, plausível, objetiva.
Chegue na hora e cause boa impressão
Tinha tudo pra começar bem, mas errou feio, errou rude. A primeira impressão é a que fica e você não pode ser “o enrolado” do dia. Parece óbvio, mas muitos empreendedores começam errando. Seja pontual e represente a sua startup como ela merece.
Essa eu vivi na pele, como empreendedor. Nunca fui aquele que chegava 15 minutos antes e deixava tudo no limite, de voos a reuniões. Paguei caro por isso quando estava em captação da minha startup Blogo e tinha uma reunião com o fundo que mais tinha interesse e que a conversa pré-reunião estava mais quente. Cheguei atrasado, estavam todos me esperando e eu queimei 15 minutos da reunião. Dava pra ver na cara que já estavam putos com o meu atraso. Eu não respeitei o tempo deles e isso passa a péssima impressão que você acha que o seu tempo vale mais que o tempo dos outros. Só entendi isso quando estava do outro lado da mesa.
Tenha um pitch afiado
Você pode até ter 30 minutos agendados. Mas e quando você esbarra com o investidor e tem apenas 60 segundos? Treine repetidas vezes até ficar perfeito em menos de um minuto. Siga esse roteiro:
A startup ____________ (nome da startup)
é ____________________ (qual a solução)
para _________________ (público alvo)
que precisam/procuram resolver ________________ (problema que você resolve).
Nós fazemos isso ____________________ (seu diferencial),
e estamos _____________________ (qual o seu momento atual).
Já tem tração? Ótimo, de um jeito de colocar isso no final e gere curiosidade. Junte isso tudo em um pitch afiado, treinado e pronto. Você terá o seu efeito “Drop the mic”.
Qual investimento procura e como pretende usar
Se você fosse colocar seu dinheiro nas mãos de alguém, você gostaria de saber aonde ele seria usado, não é? O anjo coloca capital próprio acreditando que você sabe exatamente o que fazer com ele. Então você precisa ter essa visão bem definida.
Antes de você começar qualquer captação, você precisa montar o planejamento financeiro de como pretende usar o investimento e a planilha financeira é o documento certo pra isso. Você pode usar esse modelo aqui que eu criei.
Ela funciona como guia para você construir o plano de crescimento, ou seja, aonde você vai chegar. Você precisa crescer com o investimento, então os números precisam mostrar a sua visão de como você pretende fazer isso mês a mês.
Deck pronto e preparado pra apresentar
Na primeira reunião eu prefiro conversar e entender, mas muitos investidores preferem apresentação. Esteja preparado, principalmente pra uma Demo. Muitos investidores pedem o Deck no final. Seja esperto e antecipe isso e mande logo após a reunião, você vai causar boa impressão.
A Abstartups publicou um post muito bom chamado 10 Pitch Decks lendários para você se inspirar que foram usados por várias startups no momento da captação. No site da ACE você encontra dicas de como fazer um bom pitch deck pra investidores e aceleradoras.
Próximos passos ao final da reunião com datas
Mantenha-se sempre presente e ativo no radar do investidor criando oportunidades para interagir novamente. Se você não garantir a próxima, outro empreendedor fará no seu lugar. Toda reunião precisa de próximos passos e datas.
É chato, mas empreendedor faca na caveira tem que ser mais chato do que a média sem ser inconveniente. Não dá pra dar muito espaço aqui não, tem que mandar mensagem mesmo, cobrar data, tentar conseguir agenda. Vai por mim, a maioria dos anjos funciona no empurrão.
Sangue nos olhos e atitude
Por que o momento é agora? Por que vocês são o time certo pra isso? Qual o seu plano pra ganhar essa briga? Essa é óbvia, mas vale lembrar que no final do dia estamos investindo em pessoas.
Só encare o desafio de buscar investimento se você realmente acredita no que está construindo, se você é apaixonado pelo problema que resolve e se você está 100% focado nessa missão. Captar investimento vai tomar 90% do seu tempo então prepare-se para uma guerra de 6 meses.
Estou aqui se precisar de ajuda. :)
A primeira reunião com o investidor
Obrigado Amure, você inspira muita gente a melhorar! Sou iniciante no mercado de investimentos, mas pode ter certeza de que todo conteúdo que tens compartilhado aqui e em suas redes sociais já ajudou muita gente. Saúde e prosperidade. Att Giovani R. De Marco
Olá Amure, suas colocações são ótimas. Um dos meus sonhos é ter 30min de bate papo com você. Abraço.